A 7ª edição do evento apresenta dezessete espetáculos e ocupa três espaços do museu:
Vão Livre, Edifício Pietro Maria Bardi e Auditório MASP
Quasar Cia. de Dança. Foto: Jorge Sato
O MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 27 a 31 de agosto, a 7ª edição da Semana Paulista de Dança, com 17 espetáculos gratuitos. Com curadoria de Anselmo Zolla, coreógrafo e diretor artístico da Studio3 Cia. de Dança, a programação reúne 11 companhias de dança, abrangendo estilos que vão do balé clássico ao hip-hop e dança contemporânea.
“Ao ocuparem os espaços do MASP, essas criações ganham novas leituras, impulsionadas tanto pelo contexto arquitetônico do museu quanto pela relação direta com o público que circula diariamente pela Avenida Paulista”, comenta Anselmo Zolla, que idealizou a Semana Paulista de Dança em 2018 com o propósito aproximar a cidade da dança e da cena contemporânea por meio de uma programação diversa e acessível.
A estreia do espetáculo Céu de Pêssego, da Quasar Cia de Dança, marca o início da Semana, com duas sessões no Auditório MASP, na quarta-feira, às 19h e às 21h. A São Paulo Cia de Dança apresenta o segundo ato de O Lago dos Cisnes, um clássico do repertório que ganha nova leitura ao transformar o Vão Livre em palco, no sábado, 30 de agosto, às 15h.
O espetáculo Terezas, da Cia de Dança Anderson Couto, é apresentado no novo edifício Pietro realocando sua proposta cênica para narrar histórias de luta e resistência de mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. Serão apresentados no Auditório MASP Samba e Amor, da Cia Jovem de São José dos Campos, dança inspirada na canção homônima de Chico Buarque, no sábado, 30 de agosto, às 19h, e os espetáculos Bioglomerata e Fôlego, do Balé da Cidade, no domingo, 31 de agosto, às 17h.
A programação tem patrocínio da Klabin e conta com a participação das companhias Quasar Cia de Dança, Cia Avant Scène, Ayodele Cia de Dança Profissional, Anacã Cia de Dança, Studio3 Cia de Dança, Cia de Dança Anderson Couto, São Paulo Cia de Dança, São Paulo Escola de Dança, Cia Jovem de São José dos Campos, Divinadança e Balé da Cidade de São Paulo. A retirada de ingressos acontece duas horas antes de cada apresentação, de forma presencial. No sábado, basta retirar um ingresso único para assistir a todos os espetáculos no Vão Livre do MASP.
A Semana Paulista de Dança se articula ainda com a Mostra Internacional de Dança de São Paulo, realizada pelo Itaú Cultural entre os dias 21 e 31 de agosto, criando um momento dedicado à celebração da dança no calendário cultural da cidade.
Confira a programação completa dos eventos:
Mostra Internacional de Dança de São Paulo
SERVIÇO
7ª Semana Paulista de Dança
Direção artística e curadoria: Anselmo Zolla
27.8 – 31.8.2025
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 e 1510 – Bela Vista
01310-200 São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Todos os espetáculos são gratuitos, com retirada de ingressos no local, duas horas antes.