PUBLICIDADE

arte & cultura

Programação traz experiências educativas e artísticas, como visita mediada, oficinas de pintura, lambe-lambe, expedição urbana e brincadeiras

Programação infantil no Vão Livre, 2025 Foto: Daniel Cabrel

 

 

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta no mês de julho uma programação especial de férias com experiências culturais e criativas para crianças e famílias. Públicos de todas as idades poderão participar de atividades como expedições urbanas, visitas mediadas e performances musicais com DJs. Também serão oferecidas oficinas de técnicas como pintura, modelagem, lambe-lambe, birutas e confecção de brinquedos. As atividades realizadas no Vão Livre têm entrada livre e gratuita.
Uma visita mediada em A Ecologia de Monet vai aproximar as crianças da carreira e obra do impressionista francês Claude Monet. O público também pode conferir a exposição às terças, das 10h às 22h (entrada até às 21h); quarta e quinta das 10h às 18h (entrada até às 17h); sexta das 10h às 22h (entrada até às 21h); sábado das 10h às 22h (entrada até às 21h); domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h).
Os mesmos horários valem para as demais mostras em cartaz: Frans Krajcberg: Reencontrar a árvoreHulda Guzmán: Frutas milagrosasMulheres atingidas por barragens: Bordando direitosSala de Vídeo: Vídeo nas Aldeias; e Cinco ensaios sobre o MASP, que reúne as exposições Isaac Julien: Lina Bo Bardi — um maravilhoso emaranhado; Geometrias; Artes da África; Renoir e Histórias do MASP.
O museu oferece dias e horários de gratuidade para todos os públicos visitarem as mostras: às terças-feiras, das 10 às 22h (última entrada até às 21h) e às sextas-feiras, das 18h às 22h (última entrada até às 21h).

 

A instalação interativa O Outro, Eu e os Outros, do artista colombiano Iván Argote, está aberta ao público diariamente, das 10h às 22h. A obra é composta por duas gangorras de grandes dimensões que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes, refletindo sobre o papel do indivíduo no coletivo e no espaço público.
A Escola MASP também preparou para as férias de julho uma seleção de novos cursos presenciais e online. Destinados a públicos que buscam experiências intensivas e de curta duração, os cursos abordam distintos temas relacionados ao acervo do museu e às exposições em cartaz.

 

Confira a programação completa:
1º de julho | Terça-feira

 

18h às 22h DJ Priscila Groove

Vão Livre

Entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição

Com forte influência da musicalidade dos anos 90 e do hip hop, seu set transita do flashback à house music.


4 de julho | Sexta-feira
18h às 22h – DJ Percília

Vão Livre

Entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição

A sonoridade de seu set é firmada nas raízes da música latina, caribenha e brasileira, passando pelo axé, MPB, reggaeton, salsa e funk.


5 de julho | Sábado

 

10h às 12h – Criação de Brinquedos e brincadeiras com elementos da natureza, com Renata Laurentino

Vão Livre

Entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição

Brinquedos de montar e criar construções estarão à disposição das crianças e famílias. Um convite para brincar com esses elementos da natureza flexíveis e cheios de possibilidades.
13h30 às 15h30 (1ª turma) e 16h às 18h (2ª turma) Oficina de modelagem: jogos de tabuleiro

Escola MASP

Crianças e famílias são convidadas a criar seus próprios jogos da velha e dama a partir de duas técnicas artísticas: a modelagem e a gravura. As peças do jogo serão feitas com biscuit, enquanto os tabuleiros serão estampados em tecido com a técnica da gravura, promovendo uma experiência criativa e divertida.

Público: Amigo MASP

Inscrições no aplicativo Amigo MASPSe torne Amigo MASP

 

14h às 16h – Expedição Urbana: miudezas e grandezas do Masp e Parque Trianon, com Renata Laurentino

Vão Livre

Entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição

Crianças e famílias participarão de uma expedição urbana em busca de tesouros naturais e urbanos na região do MASP e do Parque Trianon. Durante o percurso teremos algumas estações para contemplação e expressões artísticas.

 

16h às 20h – DJ Nat Jakovac

Discoteca há onze anos, sempre em busca de músicas brasileiras obscuras, do rock progressivo até o brega. Tem se dedicado à música italiana, ritmos latinos e synths.


7 de julho | Segunda-feira

 

Curso Artes da África, com Vanicléia Silva Santos

7.7 a 28.7.2025 | Segundas, 19h às 21h

Online (4 aulas)

Ao longo do curso, serão analisadas obras selecionadas da coleção africana do MASP, que ganham novas camadas de leitura: suas origens, materiais, contextos socioculturais de produção e trajetórias dos objetos desde o local de origem até os museus serão investigados com base em pesquisas recentes e críticas. A proposta é ampliar a compreensão sobre colecionismo, curadoria, mercado de arte e história da arte africana, valorizando as potências das expressões artísticas afrodescendentes e da diáspora.

Saiba mais e inscreva-se aqui


8 de julho | Terça-feira

 

18h às 22h – DJ Iasmin

Vão Livre

Entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição

Seus sets propõem fusões rítmicas entre o old school e o contemporâneo, com foco em funk, soul, brasilidades, grooves, batidas quebradas e hip hop.


10 de julho | Quinta-feira

 

Curso: As roupas que um museu guarda: a moda na coleção do MASP, com Carolina Casarin e Hanayrá Negreiros

10.7 — 31.7.2025 | Quintas, 19h às 21h30

Presencial (4 aulas)

O curso investiga como a moda atravessa a história do MASP desde os anos 1950 até hoje, a partir de documentos pouco conhecidos do acervo: peças de roupa, fotos, cartas, listas de convidados de desfiles, recortes de jornal e catálogos. A proposta é observar o vestuário como linguagem e revelar os vínculos entre arte, curadoria e moda no Brasil.

Saiba mais e inscreva-se aqui