PUBLICIDADE

arte & cultura

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza no dia 16 de julho uma sessão especial na Cinemateca Brasileira para apresentar ao público uma seleção de videoartes recém-incorporadas ao seu acervo. Com curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MAM, e do professor da área de Ciências Sociais da PUC-SP Miguel Chaia, a mostra MAM na Cinemateca: corpo e cidade em movimento reúne, em 1h21, 15 vídeos recém integrados ao acervo do museu, a partir de uma doação da coleção Chaia.

Cinthia Marcelle, Cruzada (frame do vídeo). Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Still: Marina Paixão

Até 31 de agosto de 2025, o Sesc Vila Mariana recebe a exposição inédita Jardim do MAM no Sesc, uma correalização do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Sesc São Paulo. A mostra tem curadoria de Cauê Alves e Gabriela Gotoda e reencena na entrada do Sesc Vila Mariana elementos do Jardim de Esculturas do MAM. Nela, o público poderá apreciar obras da coleção do MAM, entre esculturas icônicas de Alfredo Ceschiatti, Amilcar de Castro e Emanoel Araújo, e trabalhos que exploram críticas sociais, como as obras de Regina Silveira, Luiz 83 e Marepe.

Felícia Leirner, Escultura, 1973. Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foto: Ding Musa

Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Pinacoteca do Ceará firmaram uma parceria a partir da doação de 87 obras da coleção do MAM para a instituição cearense. Parte do conjunto será apresentada na exposição inédita MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem, que fica em cartaz até 21 de setembro na instituição cearense, em Fortaleza.

 

Rivane Neuenschwander, Atrás da porta, 2007. Coleção MAM São Paulo. Foto: Marcelo Arruda

38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus, realizado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, está sendo exibido no Sesc Campinas até 31 de agosto de 2025. A mostra reúne obras de 25 artistas que integraram a edição bienal do Panorama no MAM, sendo repensada para o galpão do Sesc Campinas. Com uma grande amplitude geracional e artistas de diversos lugares do Brasil, a exposição reúne obras em diferentes mídias que, em comum, compartilham um elevado índice energético e abordam, por múltiplas perspectivas, processos de transformação.

Melissa de Oliveira, Aquecimento, 2024, Coleção MAM São Paulo.

 

[PERFORMANCE]
No dia 4 de julho, às 20h, o Teatro do Sesc Campinas recebe a palestra performática Matéria Escura, do artista Rafael RG, natural de Guarulhos (SP). A apresentação integra a exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo em correalização com o Sesc Campinas. Confira aqui todos os detalhes.

Palestra performática de Rafael RG durante o 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, no MAC USP.
Foto: Estúdio em Obra

 

[CURSOS]
O Museu de Arte Moderna de São Paulo está com inscrições abertas para nove cursos que acontecem entre julho e agosto, nos formatos online e presencial. Organizados em quatro eixos temáticos — gestão cultural, narrativas da história da arte, práticas artísticas e temas contemporâneos da cultura — os cursos são voltados a todas as pessoas interessadas em expandir seus repertórios no campo da arte e da cultura. Ao final de cada curso, os participantes recebem certificado. As inscrições podem ser feitas pelo site mam.org.br/cursos. Confira aqui a agenda completa.

Desenho Caminhos Pela Terra. Ilustração: Helena Obersteiner

 

[MAM EDUCATIVO]
Durante todo o mês de julho, o MAM Educativo promove uma programação pensada para o período de recesso escolar. A agenda de Férias com o MAM convida crianças de todas as idades e seus acompanhantes para dançar, cantar, brincar e se divertir em atividades gratuitas dentro do complexo do Sesc Vila Mariana. Confira aqui a agenda completa.

“Figuras Tecidas”, espetáculo de dança na exposição Jardim do MAM no Sesc, com CRIA Cia de Dança.

 

Mais informações: