PUBLICIDADE

São Paulo / Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia segue aumentando

Foto: Pixabay

As questões ambientais vêm sendo algo preocupante no Brasil. E as últimas notícias não são nada agradáveis. A última, é que o índice de desmatamento na Amazônia em abril deste ano atingiu o seu pior resultado desde o início da série história, em 2016, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Conforme medições do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), foram devastados 580,55 km² até o dia 29 de abril de 2021, ante 407,2 km² em abril de 2020, uma alta de 42,5%.

Em nota, o Observatório do Clima (OC) diz que os dados “desmentem o governo federal”, que comemorou a queda de cerca de 15% nos alertas verificada entre agosto de 2020 e abril de 2021 (em relação ao mesmo período anterior), como resultado da ação do Exército na Amazônia.

“Os alertas têm oscilado mês a mês para cima e para baixo, o que mostra que não existe uma política consistente ou uma ação sustentada da administração federal para controlar a devastação”, diz o comunicado divulgado pela entidade.