PUBLICIDADE

arte & cultura

Programação gratuita inclui atividade para bebês, visitas educativas, slam de poesia, batalha de breaking e outras ações para toda a família

 

“Folia dos Bichos”, com Banda das Invenções. Foto: Sheila Signario
Clique aqui para acessar mais imagens de divulgação.

No mês de agosto, a programação do MAM Educativo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), convida o público para diversas atividades que caminham pelas linguagens da dança, teatro, artes visuais e música. São ações que contemplam todas as idades, incluindo uma atividade voltada para bebês no dia 9 (sábado), às 15h, no Sesc Vila Mariana.

 

Com objetivo de contribuir com formações continuadas para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, artistas e públicos interessados, a programação conta também com atividades de “Volta Às Aulas”. Agosto tem ainda slam de poesia, batalha de breaking, oficina de rockabilly e muito mais.
As atividades são divididas em programas. “Contatos Com a Arte” promove a formação cultural de professores, educadores, pesquisadores e estudantes universitários, fomentando seu papel de multiplicadores das diferentes expressões artísticas e abordagens pedagógicas a partir de processos criativos diversos. Já “Família MAM” promove o encontro do universo artístico do museu com as culturas da infância, através de narrações de histórias, brincadeiras, oficinas artísticas, visitas educativas seguidas de experiências poéticas, entre outras atividades.

Em “Domingo MAM” estão atividades que convidam o público a experimentar diversas linguagens artísticas a partir de eixos temáticos que englobam dança, música, cultura popular, cultura de rua, debates e oficinas plásticas, enquanto “Arte e Ecologia” traz atividades com temas que convidam o público a pensar e repensar o problema ecológico da sociedade atual. “Programa de Visitação” atende a todos os perfis de público e incentiva o acesso à arte e à cultura por meio do exercício do pensamento crítico – fazem parte do programa visitas mediadas, experiências poéticas e o programa de relacionamento com escolas parceiras (agende sua visita escolar através do e-mail educativo@mam.org.br).
Confira abaixo a programação completa:
01/08 (sexta-feira)

Simbologias da diáspora: conexão entre expressões tradicionais africanas e produções afro diaspóricas, com Pedro Queiroz

Contatos Com a Arte + Volta Às Aulas

Horário: das 19h às 20h30

Local: Auditório do Sesc Vila Mariana

 

Este encontro propõe o compartilhamento de experiências educativas no contexto museal, guiado por reflexões sobre simbologias e saberes ancestrais africanos. Partindo dos Adinkras — conjunto de símbolos oriundos dos povos Acã da África Ocidental —, vamos explorar como práticas cotidianas, dentro e fora do museu, podem se conectar com esses conhecimentos ancestrais. Também vamos estabelecer diálogos entre a realidade brasileira e as expressões musicais de artistas negros e negras, fortalecendo pontes entre tradição, criação contemporânea e vivências do presente.

 

Pedro Queiroz é graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Amante da fotografia, possui uma trajetória de cobertura de manifestações populares. Utiliza a fotografia como forma de ativismo, buscando apresentar e construir, através de seu olhar, sua própria narrativa, com foco na preservação das identidades negras.

 

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

02/08 (sábado)

Caça-obras na exposição Jardim do MAM no Sesc, com MAM Educativo

Família MAM

Horário: das 16h30 às 17h30

Local: Sesc Vila Mariana – exposição Jardim do MAM no Sesc

 

Caça-obras na exposição Jardim do MAM no Sesc é uma atividade que convida o público a entrar em contato com as obras de arte a céu aberto de uma maneira investigativa e lúdica.

 

Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

 

03/08 (domingo)

Visita à exposição Jardim do MAM no Sesc, com MAM Educativo

Domingo MAM

Horário: das 16h30 às 18h

Local: Sesc Vila Mariana – exposição Jardim do MAM no Sesc

 

O MAM Educativo convida o público a participar de uma visita mediada à exposição Jardim do MAM no Sesc . A proposta é uma troca de experiências e reflexões sobre os artistas e conceitos presentes na mostra.

 

Atividade presencial e gratuita, aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

 

06/08 (quarta-feira)

Brincar e Cantar: experiências com bebês na arte-educação, com Amanda Falcão, Amanda Alves e Caroline Machado

Contatos Com a Arte + Volta Às Aulas

Horário: das 19h às 20h30

Local: Sesc Vila Mariana
Este encontro visa compartilhar experiências e processos educativos realizados a partir do trabalho contínuo com crianças pequenas no contexto do museu e da arte educação. As atividades abordam diversas linguagens artísticas, desde brincadeiras cantadas, experimentações com tintas naturais e contações de histórias que envolvem adultos e bebês, que participam descobrindo juntos novas possibilidades sensoriais e sensibilização.
Amanda Falcão é artesã, artista e educadora. Pós-graduanda em Arte Educação e formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciatura em Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre a memória, o fazer artesanal e a arte educação.

 

Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é educadora e fotógrafa. Sua formação acadêmica é Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Tiquatira. Percorreu entre instituições museológicas em educativos como Pinacoteca do Estado de São Paulo e SESC Consolação, espaços administrativos na área cultural como na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e de produção de projetos culturais periféricos. Atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia entre direito à cidade, expressões musicais e cultura das infâncias.

Caroline Machado é educadora, artista e produtora cultural. Técnica em Dança, licenciada em Artes Visuais, pós graduanda no curso “A Pedagogia das Miudezas na Educação das Infâncias: sobre epistemologias, utopias e teimosias” pela A Casa Tombada. Em suas pesquisas encruzilha relações entre corpo, memória e aspectos da cultura afro-diaspórica e popular brasileira no campo da arte-educação.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

08/08 (sexta)

Arte e emergência climática, com Amanda Paralela

Contatos Com a Arte + Volta Às Aulas + Arte e Ecologia 

Horário: das 19h às 20h30

Local: auditório do Sesc Vila Mariana

 

Qual papel a arte pode desempenhar no combate à emergência climática? Neste encontro, conversaremos sobre as relações entre arte e meio ambiente, considerando práticas artísticas ancestrais e contemporâneas. Tomando como referência o trabalho de artistas que desafiam e transformam narrativas dominantes sobre a relação humano-natureza.

 

Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.

 

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

09/08 (sábado)

Xirezinho: brincando com a natureza, com Priscila Obaci

Família MAM + Arte e Ecologia 

Horário: das 16h30 às 17h30

Local: Sala Corpo e Artes do Sesc Vila Mariana

 

Xirê é uma palavra em yorubá que quer dizer “brincadeira”. Xirezinho é uma atividade musical, sensorial e formativa que propõe movimentações e interações a partir da relação dos elementos da natureza que cada Orixá representa. A proposta tem a relação entre adulto e criança como experiência, e/ou qualquer pessoa que queira entrar na brincadeira.

 

A atividade é conduzida com a introdução de uma poesia e, em cada brincadeira, a música e o toque de cada Orixá são tocados. A música é feita ao vivo, sendo assim um espetáculo interativo que acontece como um grande círculo de vivência.

 

Priscila Obaci é artista, educadora e mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Formada em Comunicação das Artes do Corpo na PUC – SP e pós-graduanda em musicalização infantil, transita entre teatro, dança e poesia. Professora da Dança Materna, matrigestora de KIS NSI – Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais e XIREZINHO – Os Bebês e a natureza, atividades sensoriais/lúdicas que tem o candomblé como base pedagógica e filosófica. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto e Umoja. Redatora e social media no Estúdio Gemma de Criação. Autora de Poesias Pós Parto (2020 – Oralituras) e A Calimba e Flauta, em coautoria com Allan da Rosa (2012 – Edições Toró).
Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

Atividade presencial e gratuita, para crianças de 0 a 07 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

 

10/08 (domingo)

4 elementos: Introdução ao Hip Hop e Pocket show, com Negret e DJ Paul

Domingo MAM

Horário: das 15h às 16h30

Local: Sala de Jogos do Sesc Vila Mariana

 

Roda de conversa de introdução ao universo do Hip Hop e seus quatro elementos: breaking, mc, dj e graffiti, seguido por um pocket show com Negret e Dj Paul. O pocket show com o artista independente Negret apresenta um repertório especial com músicas da EP Defeitos (2023) e de seu álbum solo Vírus do Preconceito (2022), além de outros lançamentos e produções com com DJ Paul.

 

Negret é artista independente vindo das ruas do interior paulista. Por meio de suas letras, procura compartilhar suas vivências e lutas contra o preconceito e a desigualdade social.

Sua primeira experiência com o Hip Hop foi o break dance por influência de seu pai, que era B.boy. Com participação em batalhas de rima, teve experiências como mestre de cerimônias e foi campeão de algumas batalhas como: Batalha da Laje e Batalha da Teles. Negret participou do Grupo Holocausto da Quebrada e deu continuidade à sua carreira solo com o lançamento do álbum intitulado Vírus do Preconceito (2022). Realizou shows na Casa de Cultura Itaim Paulista, Casa de Cultura Zona Leste Tiradentes, CEU Formosa, Batalha da Central em Diadema, entre outros espaços culturais.

 

DJ Paul é um dos nomes mais importantes do Hip Hop brasileiro. Iniciou sua carreira em 1987 com uma trajetória marcada pela inovação, pioneirismo e dedicação à cultura hip hop. Seu trabalho como DJ, produtor musical e arte educador se estende por mais de três décadas, e seu legado continua inspirando novas gerações de artistas e contribuiu para a disseminação da cultura hip hop no Brasil.

 

Atividade presencial e gratuita, aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

 

16/08 (sábado)

Folia dos Bichos, com Banda das Invenções

Família MAM

Horário: das 16h30 às 17h30

Local: Auditório do Sesc Vila Mariana

 

Folia dos Bichos é um espetáculo musical dinâmico, que convida o público a se envolver em brincadeiras, cantorias e momentos de integração. A apresentação conta com músicos brincantes, que exploram a riqueza sonora de instrumentos como rabeca, caixa, triângulo, alfaia e vozes. Numa viagem repleta de cores vibrantes e com a musicalidade da cultura popular, a Banda das Invenções apresenta Folia dos Bichos, um show que convida os participantes à brincadeira, cantoria e integração. O espetáculo conta com músicos brincantes, com a instrumentação de rabeca, caixa, triângulo, alfaia e vozes. O repertório, composto por canções tradicionais populares e canções autorais da banda, traz consigo a sonoridade do samba de coco, dos cacuriás, cirandas e congadas, com a temática norteada pelo nome do espetáculo: A Folia dos Bichos convida o público a cantar e dançar junto.
Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

17/08 (domingo)

Rockabilly para todos os corpos, com Itinerock

Domingo MAM  

Horário: das 15h30 às 17h30

Local: Auditório do Sesc Vila Mariana

 

Neste evento, será realizada uma oficina de dança rockabilly, um dos subgêneros do rock, focado em músicas dos anos 1950 e 1960. Através da condução e prática livre os participantes serão convidados a experimentarem esse estilo dança e musical independente do seu grau de contato com o estilo.

Itinerock é um projeto sociocultural sem fins lucrativos, que foi concebido em outubro de 2021 para reunir amigos para expandir a cultura rockabilly, que é o rock dançante dos anos 1950 e 1960 (assim denominado em São Paulo). O Projeto consiste em uma intervenção artística livre, itinerante, mensal e gratuita em parques, praças e instituições culturais da cidade de São Paulo e região celebrando a diversidade de corpos possíveis dentro desse estilo. Além da prática da dança, é oferecida uma oficina gratuita de rockabilly básico aos frequentadores. O objetivo geral do Itinerock é fomentar a dança em espaços públicos da cidade de São Paulo e região, utilizando-a como ferramenta de transformação dos sujeitos e realidades nas quais o projeto está inserido.

 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

23/08 (sábado)

Slam das Manas em Libras

Família MAM + Arte e Acessibilidade

Horário: das 16h às 18h

Local: Sala Corpo e Artes do Sesc Vila Mariana

 

Slam das Manas é uma batalha poética, segue os padrões dos demais: somente textos autorais de até três minutos; não pode usar figurino e nem objeto cênico; pode ler; júri é convocado na hora – notas são de 0 a 10. O único diferencial é que somente mulheres (hétero, lésbicas, bis, ou trans) podem batalhar.

 

Slam das Manas é uma batalha que celebra a força da poesia feminina e das poetas sinalizantes que protagonizam suas poesias na Língua Brasileira de Sinais.

 

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

24/08 (domingo)

Ifé Okan – Jardim de mim: Oficina de colagem, com Yeejide

Domingo MAM  

Horário: das 16h30 às 18h

Local: Sesc Vila Mariana – ateliê exposição Jardim do MAM no Sesc

Inspirado na exposição Jardim do MAM no Sesc, a oficina Ifé Okan propõe um espaço de descoberta, imaginário e compartilhamento de histórias para possibilitar aos participantes construírem autorretratos a partir da técnica da colagem.

 

Yeejide é dançarina e artista visual e pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.

 

Atividade presencial e gratuita, aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

 

29/08 (sexta)

Conversa aberta com o artista Luiz 83

Contatos Com a Arte

Horário: das 19h30 às 21h

Local: Sesc Vila Mariana

 

A atividade convida o público para uma roda de conversa aberta sobre os processos criativos e referências na produção do artista Luiz 83, presente na exposição Jardim do MAM no Sesc.

 

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

31/08 (domingo)

Breaking Ibira: 2×2

Domingo MAM

Horário: das 13h às 18h

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana

 

Breaking Ibira é um evento criado por b.boys e b.girls (nomenclatura atribuída a dançarinos de breaking) que tem por objetivo reunir b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios através da dança e expressar sua criatividade e habilidade em suas sessions (sequência organizada de passos de breaking). Desde 2014, em parceria com o MAM São Paulo, tem atraído pessoas de diversas regiões de São Paulo e um público significativo tanto de praticantes de breaking quanto de admiradores da cultura.

 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

Serviço:

Agosto com o MAM Educativo

Período: 1 a 31 de agosto de 2025

Confira a agenda na íntegra também em mam.org.br/agenda